Menopause on the Tip of the Tongue: Demedicalizing to succeed

Seminar Explores Menopause and Community Support in Portugal

O Seminário de Cristina Mesquita de Oliveira provocou discussões enriquecedoras e permitiu a partilha de conhecimentos entre as pessoas participantes. O Seminário foi enriquecido pelo comentário da Professora Rosa Monteiro.

Cristina Mesquita De Oliveira é a autora de Descomplicar a Menopausa (2022) e fundadora da Comunidade de Saúde em Menopausa Movimento Menopausa Divertida Portugal e VIDAs Associação Portuguesa de Menopausa, sendo a principal dinamizadora e responsável reconhecida da mesma. Da área académica das Ciências Sociais, licenciada em Ciências da Comunicação e graduação em Economia da Saúde pela Escola Nacional de Saúde Publica da Universidade NOVA, ex-profissional da Indústria Farmacêutica por 34 anos com formação médica contínua em registo de CME-Continuing Medical Education. Autora de inúmeras publicações sobre empoderamento em Menopausa é convidada oradora em congressos, palestras, workshops e debates em variados contextos. Activista de Menopausa, é representante de mais de 50.000 pessoas em Menopausa entre associados/as e seguidores/as.

Rosa Monteiro é Professora na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Investigadora do CES e membro do Advisory Board do TRACE.

O seminário proporcionou uma plataforma para aprofundar o conhecimento científico, dissipar mitos e descobrir a comunidade de apoio em torno do tema da Menopausa em Portugal. 🤝

O evento foi organizado no âmbito de dois projetos de investigação: REMEMBER [Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P./MCTES, ref.: PTDC/SOC-ASO/4911/2021] e TRACE – Tracing Queer Citizenship over Time: Ageing, ageism, and age-related LGBTI+ politics in Europe (ERC Consolidator, GA 101044915).

Outros Resultados