Sobre /

Apresentação

O TRACE é um projeto de investigação com a duração de 5 anos (2023-2027), dedicado à produção de uma análise sobre envelhecimento LGBTQI+, idadismo e políticas relacionadas com a idade no Sul da Europa. O projeto é financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC) e coordenado pela Professora Ana Cristina Santos no Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra – em Portugal.

O projeto TRACE adopta uma abordagem narrativa biográfica, que explora a experiência ao longo da vida, concebida para preservar a memória e o conhecimento incorporados das pessoas LGBTQI+ com mais de 60 anos. As pessoas LGBTQI+ mais velhas na Europa do Sul passaram por mudanças fundamentais ao longo da sua vida, desde a criminalização ao estigma relacionado com a crise da SIDA e ao crescente reconhecimento de direitos formais no século XXI, incluindo o casamento. A investigação permite um retrato aprofundado das diferentes regiões da Europa do Sul na atualidade, com base nas histórias de vida de adultos mais velhos cuja vida acompanha estas mudanças. O seu passado de opressão, partilhado e não contado, irá informar o conhecimento académico sobre a elaboração de políticas atuais e futuras, o que é particularmente oportuno numa Europa em rápida mudança, que se debate com a expansão do populismo e de movimentos “anti-género”.

Os principais objectivos do TRACE são produzir uma análise da diversidade sexual e de género através de uma lente sensível à idade ao longo do tempo. O TRACE vai reunir histórias de vida de pessoas LGBTQI+ que vão contribuir para o registo da história queer, contribuindo também com conhecimentos fundamentais para a tomada de decisões informadas no domínio do envelhecimento e das políticas anti-idadismo na e além da Europa. O TRACE prestará especial atenção às questões relacionadas com a saúde e bem-estar, cuidado e intimidade.