Resultados

CES Vai à Escola: “Avós arco-íris: histórias de resistência e diversidade como ferramentas para uma cidadania inclusiva”. Escola Básica e Secundária de Muralhas do Minho, em Valença do Minho

O programa de extensão CES Vai à Escola (CVE) do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), leva investigadores/as a escolas e contextos educativos para partilhar conhecimento nas áreas das ciências sociais, artes e humanidades. Ao apresentar a investigação realizada no CES, o programa estimula o debate crítico sobre os desafios societais, promove a democratização do conhecimento, avança os direitos humanos e apoia a missão do CES de construir uma sociedade mais justa, inclusiva e reflexiva.


O projeto TRACE participa no CES Vai à Escola com uma sessão “Avós Arco-Íris: Histórias de resistência e diversidade como ferramentas para uma cidadania inclusiva”. Esta sessão centra-se na sexualidade e no envelhecimento, enfatizando a importância de compreender as histórias de pessoas mais velhas que enfrentaram discriminação com base na sua orientação sexual e diversidade de género. Através da partilha de histórias de vida, fruto da investigação em curso no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, damos a conhecer a diversidade ao longo da vida, promovendo ligações intergeracionais e desenvolvendo ferramentas para um futuro mais inclusivo e uma cidadania plena.

Organização: Projeto REMEMBER e Projeto TRACE, em parceria com o GPS CES – Grupo de Investigação em Sexualidades, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Equipa: Ana Cristina Santos, Ana Lúcia Santos, Gustavo Borges Mariano, Joana Brilhante, Mara Pieri e Pedro Fidalgo

Outros Resultados