Exposição Mês da História LGBTQIA+. Fevereiro 2024

Esta exposição resulta de uma colaboração entre os projectos REMEMBER e TRACE e pretende assinalar o Mês da História LGBTQI+. Este ano, a exposição centra-se no envelhecimento das pessoas LGBTQI+. Destacamos o tema através da apresentação de livros da coleção da BNS que abordam as questões do envelhecimento e dos direitos das pessoas LGBTQI+, complementados por uma coleção de teses de doutoramento realizadas no CES na área dos estudos LGBTQI+. A exposição apresenta ainda exemplares do Fator Q, uma publicação anual produzida pelo GPS – Grupo de Investigação em Sexualidades do CES. Por fim, a exposição inclui uma série de cartazes, contendo excertos de entrevistas realizadas a pessoas queer com mais de 60 anos. Nesta exposição bibliográfica, mergulhamos em narrativas muitas vezes esquecidas pela investigação e pelo ativismo, recuperando e destacando as experiências singulares do envelhecimento à luz da diversidade de género e/ou sexual.

Organizadoras:
Ana Cristina Santos (Coord.); Ana Lúcia Santos; Joana Brilhante; Inês Lima e Pedro Fidalgo

Organizado por:
TRACE – Tracing Queer Citizenship over Time: Ageing, ageism and age-related LGBTI+ politics in Europe, financiado pelo Conselho Europeu de Investigação;
REMEMBER – Vivências de pessoas LGBTQ Idosas no Portugal Democrático (1974-2020), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT);
Biblioteca Norte/Sul, Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra, Portugal.

Other events

Um documentário que celebra as histórias de vida de pessoas LGBTQI+ mais velhas na Europa do Sul. Estreia em 2025.
30 de setembro e 1 de outubro de 2024 Centro de Estudos Sociais, Universidade de Coimbra (Portugal)