1º FÓRUM INTERNACIONAL Envelhecimento LGBTQI+ na Europa do Sul

O envelhecimento é um processo complexo que tem suscitado muita atenção nos últimos anos. Realizado no último dia de setembro e no primeiro dia do Mês Internacional do Envelhecimento (outubro), este evento de dois dias pretende dar um contributo importante para o debate em curso sobre envelhecimento, centrando-se numa área significativa que tem sido negligenciada, incluindo o envelhecimento e a discriminação LGBTQI+. O enfoque nos contextos da Europa do Sul será um ponto de partida para discussões mais alargadas sobre os antigos regimes totalitários e a transição para a democracia e outros processos sociopolíticos e culturais que têm impacto nas experiências vividas por pessoas LGBTQI+ mais velhas. Neste sentido, são bem-vindas propostas baseadas no Sul da Europa e não só!

Estamos interessades em contribuições sobre:

• Envelhecimento ativo para pessoas LGBTQI+ com mais de 60 anos
  • Defesa e política para as pessoas LGBTQI+ com mais de 60 anos
  • Envelhecimento e idosos LGBTQI+
  • Redes comunitárias e de apoio para pessoas LGBTQI+ com mais de 60 anos
  • Felicidade, esperança e futuro no envelhecimento queer
  • Desafios dos cuidados de saúde para os idosos LBGTQI+
  • Histórias, memória e sobrevivência à SIDA
  • Histórias e memória de criminalização e resistência
  • Interseccionalidade e envelhecimento
  • Cuidados de saúde mental/cuidados com a memória relativos a pessoas LGBTQI+ idosas
  • Estudos Queer sobre o Envelhecimento
  • Religião, espiritualidade e diversidade
  • Arquivos queer
  • Sexualidade e intimidade na velhice
  • Isolamento social e solidão em idosos LGBTQI+
  • Reforço dos laços sociais e políticos intergeracionais
  • Outros tópicos relevantes em Estudos de Género/LGBTQI+ e Estudos sobre a Idade, Envelhecimento e Percurso de Vida

Apresentação de resumos individuais

Envie o seu resumo AQUI

Língua

A língua de trabalho durante o Fórum é o inglês. No entanto, em função da procura, consideraremos a possibilidade de organizar 1 ou 2 sessões paralelas em espanhol e português.

Datas importantes

• 15 de março Abertura do convite à apresentação de comunicações
  • 30 de abril Prazo para a apresentação de resumos
  • 20 de maio Seleção das pessoas candidatas
  • 30 de junho Prazo para inscrição e pagamento

Taxas

• Pessoas estudantes, desempregadas e membros do GPS-CES: 50€
  • Membros do CES: 70€
  • Geral: 100€

Localização | Coimbra, Portugal

Estrutura e público-alvo

Como evento final do projeto REMEMBER, financiado pela FCT, em conjunto com o projeto TRACE, financiado pelo Conselho Europeu de Investigação, o 1ro Fórum Internacional sobre Envelhecimento LGBTQI+ na Europa do Sul reunirá pessoas peritas, decisoras políticas, prestadoras de serviços, activistas, artistas, estudantes e ONGs que trabalham nos domínios das sexualidades, da identidade de género e do envelhecimento. Inclui sessões plenárias com pessoas oradoras principais, mesas redondas e sessões paralelas. Acolhe todas as pessoas empenhadas em criar uma sociedade inclusiva e acolhedora para as pessoas queers idosas.

Oradores/as principais

Andrew King, Diretor do Departamento de Sociologia, Universidade de Surrey, Reino Unido
O Professor Andrew King, P.h.D. é o Diretor do Departamento de Sociologia da Universidade de Surrey, Reino Unido. A investigação do Professor Andrew King centra-se na gerontologia e na sociologia do envelhecimento; género e sexualidades e envelhecimento LGBTI+. É co-diretor do Centro de Investigação sobre o Envelhecimento e as Gerações, copresidente do SGS ( Grupo de Investigação sobre Sexo, Género e Sexualidades em Surrey) e membro sénior da Academia de Ensino Superior. É editor e co-editor das revistas Ageing and Society e Sociology e fornece conhecimentos especializados ao International Longevity Centre.

Mojca Urek,Diretora da Faculdade de Serviço Social, Universidade de Liubliana, Eslovénia
A Professora Associada Mojca Urek, Ph.D., é uma académica de renome na Universidade de Liubliana e a Reitora da Faculdade de Serviço Social. A investigação do Professor Mojca centra-se em abordagens narrativas, saúde mental, questões LGBT+ e violência baseada no género. Através da sua extensa investigação, liderança e defesa, deu contributos substanciais para a prática do trabalho social, reformas e iniciativas, tanto a nível nacional como europeu.

Comité Organizador

Ana Cristina Santos (coord.)
Ana Lúcia Santos
Irene Massa
Joana Brilhante
Pablo Pérez Navarro