Resultados

Pedro Fidalgo na 7ª Conferência Europeia de Geografias das Sexualidades: “Reaching for a Queer Past”

No dia 3 de setembro de 2024, Pedro Fidalgo, Gestor de Projeto do TRACE e aluno de doutoramento, apresentou o seu trabalho “Reaching for a Queer Past” durante a sessão paralela sobre “Building Narratives of Older LGBTQ+ Lives in Southern Europe” organizada pelos projetos TRACE e REMEMBER na 7th European Geographies of Sexualities Conference na Universidade de Brighton, Reino Unido..

A apresentação de Pedro enfatizou a importância da investigação do passado, da história e das memórias queer para interromper a (re)produção da violência que afeta pessoas queer. Examinou criticamente esta investigação através de uma perspetiva pós-colonial, destacando a interseccionalidade da história queer com outras formas de opressão, padrões de migração queer e trans e o passado colonial português. O seu trabalho sugere que um arquivo queer português deve envolver um diálogo com a história colonial do país e as diversas experiências de discriminação e violência no seio da comunidade queer.

Outros Resultados